Robô pega elevador em hotéis para levar comida aos hóspedes
O robô permite interações humanas, por voz, vídeos e aplicativos para celulares
Já pensou chegar em um hotel e ser atendido por um robô? Isso já pode ser realidade no Brasil. O novo robô KEENON, a maior fabricante do mundo neste segmento, já tem robôs em disponível no país. A tecnologia é capaz de se conectar ao sistema do elevador por WI-FI, circular de maneira autônoma pelos ambientes do hotel, prestar serviços de quarto, entregar refeições aos hóspedes e alertá-los, por meio de aplicativo, quando a comida estiver a caminho.
O robô “KEENON” tem cerca de um metro de altura, conta com sistema inteligente para evitar obstáculos, espaço de armazenamento ventilado para conservar os alimentos quentes ou gelados e sistema de autorrecarga.
No lugar da cabeça, há uma tela touchscreen, do tamanho de um tablet, que mostra mapas e outras informações.
A autonomia da bateria é de cerca de 15 a 18 horas e o robô permite várias interações humanas, por voz, vídeos e aplicativos para celulares.
Esta tecnologia já é muito utilizada na Ásia e nos Estados Unidos. Além de ser um atrativo, o principal objetivo é liberar os funcionários do hotel para demandas mais complexas e reduzir o tempo dos processos básicos, como levar uma refeição ou roupa de cama no quarto dos hóspedes.
Garçom
Outra novidade que será trazida ao Brasil é o robô ‘garçom’. O modelo T9 lançado em 2024 utilizado principalmente em restaurantes e praças de alimentação de shoppings. Entre as funções estão: recepcionar os clientes e conduzi-los até suas mesas, entregar comidas e bebidas, além de levar os pratos sujos para a cozinha.
Assim como o W3, a finalidade do robô “garçom” é aliviar a carga de trabalho da equipe humana e tornar o serviço mais ágil e eficiente. Ele tem capacidade para transportar quatro bandejas de 10kg por vez, ou seja, trabalha por três a quatro pessoas.