Já pensou chegar em um hotel e ser atendido por um robô?
Febre nos EUA e na Ásia, robôs de atendimento chegam ao Brasil e comprovam evolução das IAs, que liberam aforça de trabalho humana para atividades mais complexas
Já pensou chegar em um hotel e ser atendido por um robô? Isso já pode ser realidade no Brasil. O novo robô W3, gigante Keenon, a maior fabricante do mundo neste segmento, já virou “febre” no exterior, tem previsão de chegar ao país nos próximos meses.
A tecnologia é capaz de se conectar ao sistema do elevador por WI-FI, circular de maneira autônoma pelos ambientes do hotel, prestar serviços de quarto, entregar refeições aos hóspedes e alertá-los, por meio de aplicativo, quando a comida estiver a caminho.
O ‘robô W3‘ tem cerca de um metro de altura, conta com sistema inteligente para evitar obstáculos, espaço de armazenamento ventilado para conservar os alimentos quentes ou gelados e sistema de autorrecarga. No lugar da cabeça, há uma tela touchscreen, do tamanho de um tablet, que mostra
mapas e outras informações. A autonomia da bateria é de cerca de 15 a 18 horas e o robô permite várias interações humanas, por voz, vídeos, aplicativos para telemóveis e muito mais.
Dependendo do modelo escolhido, o robô pode desenvolver tarefas como atendimento aos hóspedes, entrega de refeições, serviços de quarto ou, no caso do modelo “robô garçom”, carregar até 4 bandejas de 10 quilos de forma simultânea, cerca de 3 a 4 vezes o que um humano pode carregar ao mesmo tempo.
Na era da Inteligência Artificial os robôs conseguem fornecer um serviço de entrega seguro, rápido e eficaz, o que contribui com um ecossistema hoteleiro mais inteligente, eficiente e moderno. Esta tecnologia já é muito utilizada na Ásia e nos Estados Unidos. Além de ser um atrativo, o principal objetivo é liberar os funcionários do hotel para demandas mais complexase reduzir o tempo dos processos básicos, como levar uma refeição ou roupa de cama no quarto dos hóspedes, por exemplo”, explica Costa.
Restaurantes apostam em experiência com robôs
O modelo T9 utilizado principalmente em restaurantes e praças de alimentação de shoppings. Entre as funções estão: recepcionar os clientes e conduzi-los até suas mesas, entregar comidas e bebidas, além de levar os pratos sujos para a cozinha.
“Assim como o W3, a finalidade do robô é aliviar a carga de trabalho da equipe humana e tornar o serviço mais ágil e eficiente. O robô tem capacidade para transportar quatro bandejas de 10kg por vez, equivalente ao que poderia ser carregado por quatro pessoas."
Conheça o Mundo do CX
Muito além de bots para plataformas de atendimento ao cliente e de gerenciamento da força de trabalho, a automação robótica, com auxílio de IAs generativas, pode ir além de alguns setores onde vemos robôs como maior frequência, por aqui, caso da indústria automotiva, por exemplo, e passar a fazer parte dos setores como turismo e hoteleiro no Brasil.
Exemplos de robôs pelo mundo
Em Nagasaki, no Japão, o Henn-na Hotel, foi o primeiro hotel do mundo a ser totalmente administrado por robôs. Algumas unidades do Hilton, nos EUA, utilizam robôs com uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida pela IBM, que interage com os hóspedes e responder às suas questões. A segurança também não fica de lado quando se fala em robôs. Um bom exemplo são os robôs Knightscope, utilizados na segurança aeroportuária para detectar armas escondidas, ajudando a manter os passageiros seguros em aeroportos.